Artigos


Casa do Colono - Minha cidade tem história para contar.
Postado em 29/08/2017
 

CASA DO COLONO   (tribuna de petrópolis em 22/08/2017)

 

Considerada um símbolo da colonização alemã, o Museu Casa do Colono tem papel importante no resgate e preservação da história do município. Por esse motivo, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes – responsável pelo equipamento – promove um projeto educativo que oferece atividades lúdicas duas vezes por mês a grupos escolares – da rede pública e particular. O objetivo é utilizConsiderada um símbolo da colonização alemã,

O Museu Casa do Colono tem papel importante no resgate e preservação da história do município. Por esse motivo, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes – responsável pelo equipamento – promove um projeto educativo que oferece atividades lúdicas duas vezes por mês a grupos escolares – da rede pública e particular. O objetivo é utilizar o patrimônio cultural como ferramenta de interação difundindo a história da cultura germânica, por meio de contação de história e espetáculos teatrais. Neste mês, a programação acontece de hoje (22) a quinta­feira (24), celebrando Dia do Folclore – comemorado em 22 de agosto. “Não podemos esquecer o quanto esse museu representa para a história de Petrópolis e de todos os petropolitanos. É um equipamento que revela a nossa origem e o papel dos nossos colonos no desenvolvimento da Cidade Imperial.

Mais do que um exemplar que preserva parte da nossa história, ele também tem essa função educativa de complementar de maneira mais prática e lúdica o conhecimento acerca da formação de Petrópolis e sua colonização”, frisa o diretor­presidente do IMCE, Leonardo Randolfo. O projeto educativo Divirtam­se conhecendo o Museu Casa do Colono oferece ao público escolar a oportunidade de conhecer um pouco do cotidiano e da cultura dos colonos alemães que fundaram Petrópolis. Esse aprendizado é feito por meio da do uso das linguagens artísticas com o programa curricular de diferentes níveis de ensino.

Com o lema “é brincando que se aprende”, o Museu tenta diversificar sua linguagem por meio de visitas explicativas teatralizadas ou com o uso de espetáculos musicais, de contação de histórias, de trovas e versos do nosso universo cultural, associadas a sua história e a missão institucional. “Acreditamos que essa parceria estimulará a vivência cultural das crianças com o rico patrimônio histórico e artístico da cidade, além de potencializar o aprendizado por meio do amplo acesso aos bens culturais”, defende a museóloga do IMCE, Ana Carolina Vieira, lembrando que o projeto também tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação para incentivar o acesso aos alunos da rede pública.

Agendamento de grupos ­ O projeto é oferecido gratuitamente pelo IMCE, sendo necessário somente o agendamento prévio. As atividades acontecem sempre nas terças e quintas, de 9 às 11h, nas datas pré­determinadas pelo museu. As atividades serão realizadas também nos dias 19 e 21 de setembro; 3 e 5 de outubro; 7 e 9 de novembro; e ainda 5 e 7 de dezembro. As escolas e grupos interessados, das redes pública e privada, devem agendar a visita pelo telefone (24) 2247­3715 ou pelos e­mails carolinavieira@petropolis.rj.gov.br e vieira.acm@gmail.com. No espetáculo musical Kinder Bauern: músicas e histórias infantis alemãs, os músicos e educadores Valéria Wanderley e Diego Teixeira apresentam contos musicados dos Irmãos Grimm.

Além da coletânea de contos infantis do folclore alemão, como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel, entre outros, a criançada vai se divertir com cantigas de roda e brincadeiras relacionadas à cultura alemã por meio de adereços e fantoches.

Depois é a vez da historiadora Vânia Nicolau e o Grupo Faz de Conta promover uma verdadeira viagem no tempo com o espetáculo teatral Minha Cidade tem História para Contar. De forma lúdica e interativa, os apresentadores enfatizarão sobre a importância da colonização alemã no desenvolvimento de Petrópolis. Um cenário ilustrativo com paisagens da nossa região e suas mudanças ao longo do tempo histórico ­ de colônia a elevação de cidade – ajudam a ambientar a contação de histórias.

 

Ver todos os artigos
 

Faz de Conta Empresa de Eventos
Rua Cel Veiga - Ponte Fones
Petrópolis - RJ
CEP.: 25655-158
Telefones: (24) 2231-5048 | 2237-4029
E-mail: fazdeconta@oi.com.br